sábado, 10 de maio de 2008

Uma abordagem sincera


Luiz Fernando Guimarães viveu Salgado, o Super Sincero do programa Fantástico. Escrevi um episódio para aquele quadro, mais ou menos assim.

No foyer do teatro, Salgado avista duas gatas sozinhas: uma loura e uma morena. Analisa o material e vai ao ataque.

– Boa noite.

– Boa noite – respondem, ao mesmo tempo.

– Estão sem companhia masculina ou vocês são namoradas?

– Como? Não entendi a sua pergunta? – se irritam.

– Bom. Eu perguntei se são namoradas. Sabe como é, hoje em dia isso é normal...

– Por quê? A gente tem cara de lésbica? – a morena rebate.

– Não! Pelo amor de Deus... não me levem a mal. Muito pelo contrário. Vocês não se parecem com lésbicas. Vocês têm cara é de solteironas mesmo, à procura (riso).

– O quê?! Grosso! – desconsertadas, elas se afastam.

– Olha, desculpe a sinceridade – insiste Salgado. – É que mulher solteira trata melhor o visual. Está sempre bonitinha, cheirosinha... e casada vira um bucho só, não é mesmo? E vocês são lindas. Estão bem saradas, em plena forma. Difícil imaginar que seriam casadas – Salgado remenda.

(pausa)

– Você acertou. Nós somos solteiras – lisonjeadas entreolham-se, confirmando a teoria de Salgado.

– Viu? Solteiras. Eu estava certo.

(pausa)

Estão à procura de marido?

(todos riem “sem graça”)

– É. Quem sabe? – a lourinha responde.

– Acho que não é uma boa idéia – Salgado se contrapõe à opinião da menina.

– Por quê?

– Nada contra. Mas, pela minha lógica, se vocês casarem, a beleza acaba. Esses peitões murcham, essa bundinha durinha de ciclista que você tem cai, as estrias e celulite se espalham pelo corpo. Uma desgraça. Até esse seu buço aí vira bigode.

– Bobagem – rebate a morena. Eu tenho várias amigas casadas que são lindas até hoje.

– Eu também – a loura acrescenta. A minha irmã está casada há 20 anos, teve três filhos, e é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!

– Eu sei, eu sei – Salgado, bem sincero, se explica. – Não estou generalizando. É que a maioria relaxa um pouco. Eu mesmo fui casado até o dia em que a minha mulher não conseguia mais amarrar as próprias sandalhas. Ficou tão gorda, tão feia que até pra dá o chute na bunda dela foi difícil.

– Cruzes! Você é muito machista – a loura se indigna.

– Machista não, eu sou é sincero!

– Deu pra perceber – a morena constata.

– Eu que não podia mais viver com uma rinoceronte em casa. Lugar de bicho é no zoológico ou no circo – Salgado faz uma piada sincera.

– Tadinha – se condoem.

(pausa)

– E você? Está à procura? – a loura pergunta.

– Você diz casar de novo? – Salgado confirma a pergunta.

As meninas balançam a cabeça, concordando.

– Não. Já vivi esta experiência – descarta. – Agora estou em busca de novas experiências, tipo: sair para as baladas, xavecar as solteironas, assistir a uma boa peça, tomar uns vinhos, dar uns beijinhos, arrastá-las para o motel e transar a noite toda.

– Nossa! – a loura se assusta. E você consegue conquistar alguma mulher assim, com esse papo prá lá de sincero?

– Vou abrir o meu coração pra vocês...

– Mais ainda? – a morena ironiza.

– Ultimamente está meio difícil... – lamenta-se Salgado.

– E você nem desconfia, qual seja o motivo?

– Eu acho que têm muitas lésbicas, por aí.

– Ah. As lésbicas de novo – diz a morena.

– Pois é. As mulheres estão se dando muito bem, uma com outra. Esse negócio de homossexualismo vem se alastrando. É uma praga. Pega em homem, pega em mulher. Daqui a pouco até criança vai poder ter orientação sexual. As solteironas que se cuidem, esse estágio já é um passo para colar o velcro – Salgado faz o diagnóstico rindo animadamente.

– Colar o velcro? – a loura bóia.

A morena explica. – É Lurdinha. Colar o velcro, cruzar os bigodes, botar as aranhas pra brigar, entendeu? –

– Ahn.

– Vocês não concordam comigo? Salgado pergunta. – Mulher, mulher mesmo, está virando artigo de raridade.

– Eu não acho que seja isso. O problema é que você é muito sincero. Por isso que fica assim, na mão. Sinceridade demais machuca – resume a morena.

– É. Espanta a freguesia – a loura acrescenta.

– Então vocês preferem um homem mentiroso, a um super sincero como eu?

– Não um mentirooooso... mas eu diria: habilidoso com as palavras – a morena esclarece.

A lourinha arremata – Alguém que fale o que gostaríamos de ouvir, tipo um galanteio, um elogio...

– Ué? E tudo isso não pode ser dito com sinceridade? – Salgado desconta.

– Claro – respondem. – Mas não tão diretamente, como você faz.

– Entendo. Então eu posso tentar de novo?

– Pode! – empolgam-se as duas em coro.

Salgado dá dois passos para trás e começa novamente.

– Boa noite.

– Boa noite – as meninas respondem, ao mesmo tempo.

– Estão com os namorados ou sozinhas?

– Estamos juntas.

– São amigas?

– Não. Somos namoradas.

Elas se beijam.

Um comentário:

  1. Sinceramente... Gostei!!!! Rsrsrs
    Muitos homens não têm jeito com as palavras. rs
    bjus

    ResponderExcluir